Exú - A Flor de Lótus da Espiritualidade
Ossãe
Ossãe (ou Ossain, Ossonhe ou Ossanha) é o Orixá que detém o reino e o poder das plantas e das folhas, por isso de fundamental importância para o culto da Umbanda, já que imprescindível nos rituais e obrigações de cabeça e assentamento de todos os Orixás através dos banhos feitos de ervas.
Orixá vinculado à medicina por guardar escondida na sua floresta a magia da cura para todas as doenças dos homens, contida nas virtudes de todas as folhas. A cura para doenças é invocada com auxílio de Omulú.
Divindade masculina, do ar livre, que governa toda floresta, juntamente com Oxossi.
Sincretizado com Santo Onofre ou São Benedito.
É o Orixá da cor verde, do contato mais íntimo e misterioso com a natureza. Seu domínio estende-se ao reino vegetal, às plantas, mais especificamente, às folhas onde corre o sumo.
Quando se penetra no reino de Ossãe para fazer as colheitas das ervas sagradas para os banhos e defumações, deve-se antes pedir a este Orixá permissão para tal tarefa, pois se não o fizer, com certeza todas as folhas que retirarem de seu reino, não terão os axés e magias que teriam se a pedissem.
As folhas e ervas de Ossãe, depois de colhidas, são esfregadas, espremidas e trituradas com as mãos, e não com pilão ou outro instrumento. Cumpre quebrá-las vivas entre os dedos.
A colheita das folhas de Ossãe já é ritualizada e para que um iniciado possa realizar essa colheita, deve abster-se de bebidas alcoólicas e relações sexuais na noite que precede a colheita e antes de entrar na mata, deve-se pedir licença para Oxossi e Ossãe.
Toda vez que se queima ou desmata uma floresta, que se corta árvores ou, simplesmente, arranca-se folhas desnecessariamente, viola-se a natureza, ofendendo seriamente a força natural deste Orixá, que habita as florestas e as matas fechadas, mas toda planta possui sua essência e seu axé.
Cor: Verde e Rosa
Flores: Sempre Viva cor de rosa, avenca e palma cor de rosa
Dia da Semana: Quinta feira
Data de Comemoração: Santo Onofre - 12 de junho
São Benedito - 05 de outubro
Saudação: Ewéo Ossãe!

