Exú - A Flor de Lótus da Espiritualidade
Defumação e a Importância da Limpeza Energética na Umbanda
Hoje vamos falar um pouco sobre Defumação e limpeza energética. A importância do defumador, dos banhos, a magia envolvida nesses elementos e seus efeitos para o médium de Umbanda, os frequentadores e o terreiro.
A intenção aqui é demonstrar que na Umbanda tudo tem um porque e é bom e importante o conhecimento. Vamos lá!
Não se sabe ao certo quando, na história, teve início a utilização da defumação. Defumar consiste no ato de queimar plantas e ervas aromáticas com o intuito de limpar a energia de pessoas e ambientes. Foi utilizada pelos Egípcios, Sumérios, Babilônios, Hindus, Judeus, Gregos, Romanos, Índios e várias outras culturas assim como as mais variadas Religiões, inclusive a religião católica.
Na Umbanda, a defumação é um momento muito importante, ritualístico e deve ser respeitado. São entoados pontos (cânticos) de defumação enquanto os médiuns e a assistência recebem a defumação.
Basicamente, é utilizado um turíbulo (incensório, instrumento para defumação) que recebe carvão em brasa e ervas (incenso, alecrim e alfazema é o comum, mas pode ser que em algumas casas sejam utilizadas outras plantas e/ou ervas). O carvão em brasa queima as ervas produzindo a fumaça perfumada com a qual se faz o ritual. O carvão atrai a energia negativa, enquanto as ervas imantam as energias positivas.
Logo, defumar significa limpar, trocar energias negativas por positivas. No momento da defumação as pessoas e o ambiente são equilibrados através da eliminação de formas pensamento, larvas astrais e qualquer outro tipo de negatividade que tenha sido absorvida e acumulada pelo ambiente e pelos presentes.
Para os médiuns é o momento em que se inicia o relaxamento e a concentração, a entrega para que os trabalhos espirituais possam ocorrer, por isso ser tão importante que seja realizada no início da gira ou dos trabalhos espirituais e que seja respeitada a ritualística que o momento pede.
A Umbanda é feita de magias e a magia da defumação está, precipuamente, na fumaça! Assim, além da defumação, as Entidades também se utilizam da fumaça com o intuito de promover limpeza energética na assistência, utilizando-se da queima de fumos: cigarros, charutos, cigarrilhas, cachimbos, a depender da linha de trabalho.
Resumindo, a defumação é um ritual de limpeza energética, de troca de energias negativas por positivas e elevação da vibração.
Mas e quando não tem gira, como fazer pra trocar a energia, realizar essa limpeza, essa elevação?
A limpeza pode ser realizada através de banhos também! Os banhos são formas muito eficientes de realizar a troca energética quando a pessoa se sente cansada, “pesada”, “carregada” e deseja elevar sua vibração.
Uma ótima sugestão de banho de limpeza é o banho de sal grosso. A mistura do sal grosso em água morna, jogada no corpo após o banho comum de limpeza física (com sabão mesmo) é recomendada e não possui riscos. Pode-se, ainda, utilizar o banho de essência para elevar a vibração, que pode ser utilizado após o banho de sal grosso. Uma ótima sugestão nesse caso é a essência de Alfazema.
E ambientes, como se pode realizar a limpeza de casa ou do ambiente de trabalho?
Bem, sempre que lidamos com fogo e objetos quentes é fundamental ter muito cuidado para não provocar incêndios e queimaduras. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Assim, se você não tem prática pra lidar com o turíbulo, carvão em brasa, etc., uma ótima sugestão são defumadores em tabletes que são mais seguros nesses casos.
Outra alternativa são os incensos, existem incensos indicados para limpeza do ambiente. Incenso, que vem do latim incensum, significa incendiar e está relacionada etimologicamente à palavra perfume, também do latim per fumum, ou seja, pela fumaça. Trata-se de varetas produzidas de resinas naturais extraídas de plantas nas quais são adicionados perfumes para aumentar o aroma exalado quando aceso. Também largamente utilizado ao longo da história da humanidade por diversas civilizações, magos, sacerdotes, em templos e religiões diversas.
É importante também ter cuidado no uso de tabletes e incensos! Utilizar um incensário firme e seguro para evitar acidentes e danos.
Atravessamos, atualmente um momento delicado, no qual o isolamento social é a medida mais eficiente para evitar a contaminação e a disseminação do Coronavírus, causador da Covid-19. É um período de recolhimento que pode ser utilizado para estudar, ampliar o conhecimento. Ocupar a mente com coisas úteis, saudáveis pode ajudar nesse processo, tornando a permanência em casa mais prazerosa e o tempo ganhar mais qualidade.
Nesse período em que os terreiros e casas de Umbanda, Candomblé e outras encontram-se fechados, impedidos de realizar seus cultos para garantir a segurança e a saúde de todos, é importante cuidar-se não só fisicamente, mas também mental e espiritualmente.
Cuidar do ambiente familiar, da sua casa é também cuidar de si e dos seus, daqueles que você ama. Se sentir vontade, necessidade, tome seus banhos, limpe sua casa, leia bons livros, assista filmes, vídeos, documentários saudáveis e não fique tão mergulhado/a em informações negativas. É claro que é preciso estar informado e conhecer a realidade, mas não esqueça: todo excesso é nocivo! É preciso manter o equilíbrio para que possamos, depois de toda essa crise construir um mundo melhor, uma sociedade melhor.
Para a Umbanda é fundamental que aproveitemos todas as oportunidades como instrumentos de crescimento e evolução!
SE CUIDE! CUIDE DOS SEUS! PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!
Se puder, fica em casa! Se não puder, tome todos os cuidados!
Mantenha as preces em dia! Mantenha a fé acesa e vibrante!
Tudo isso vai passar!
Muito Axé a todos!!!
Salve a Umbanda! Salve o Defumador!
*Foto retirada da internet
Ponto de defumação: https://www.youtube.com/watch?v=e70iInEbN3w
#Umbanda #Axé #Defumador #Defumação #limpeza #energia #Religião #Ancestralidade #Raízes #Afro #Brasil #Fumaça #Caboclos #Terreiros #PretosVelhos #Espiritismo #Vida #Vibração
