Exú - A Flor de Lótus da Espiritualidade
Oxum
Oxum é o nome de um rio em Oxogbô, na região da Nigéria, em Ijexá, é ele considerado sua morada mítica. Apesar de ser comum a associação entre rios e Orixás femininos da mitologia africana, Oxum é destacada como a dona da água doce e, por extensão, de todos os rios. Portanto, seu elemento é a água em discreto movimento nos rios, a água semiparada das lagoas não pantanosas, pois as lodosas pertencem a Nanã.
Presentes, comidas rituais votivas e oferendas a Oxum costumam ser entregues nas cachoeiras.
É sincretizada com Nossa Senhora da Conceição ou, ainda, com Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora de Aparecida, na Bahia.
É conhecida por sua delicadeza. Domina os rios e as cachoeiras, imagens cristalinas de sua influência: atrás de uma superfície aparentemente calma podem existir fortes correntes e cavernas profundas.
As lendas a adornam com ricas vestes e objetos de uso pessoal, como espelho, por exemplo. É quase sempre associada à maternidade, sendo comum ser chamada de "mamãe Oxum".
À Oxum pertence o ventre da mulher e, ao mesmo tempo, controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem. A maternidade é sua grande força. Assim, quando uma mulher tem dificuldade pra engravidar é a Oxum que se pede ajuda, sendo responsável pelos fetos até o momento do parto. Continua zelando pelas crianças até que aprendam a falar.
Fecundidade e fertilidade são, num sentido amplo, abundância e fartura. A fertilidade irá atuar no campo das ideias, despertando a criatividade do ser humano, possibilitando seu desenvolvimento.
Tem, entre os povos Iorubá, o título de yalodê: aquela que comanda as mulheres na cidade, arbitra os litígios e é responsável pela boa ordem na feira.
Oxum é o Orixá da riqueza, dona do ouro, fruto das entranhas da terra.
Cor: Amarelo, azul e branco
Flores: Angélica, palmas amarelas, rosa amarela, monsenhor amarelo e crisântemos amarelos.
Dia da Semana: Sábado
Data de Comemoração: N. Sra. Conceição - 08 de dezembro
N. Sra. das Candeias - 02 de fevereiro
N. Sra. de Aparecida - 12 de outubro
Saudação: Ora-iê-iê! Ai-iê-ieu Oxum!


