top of page

Exús e Pombagiras

Exús e Pombagiras, também conhecidos como os guardiões na Umbanda, são as entidades que nos protegem nos caminhos, nas andanças da vida.

Trata-se de uma Falange de espíritos de muita luz, mas que ainda encontram-se em processo de evolução, sendo as entidades mais próximas da Crosta Terrestre e, conseqüentemente, dos seres humanos encarnados.

Por terem vibração mais baixa são eles que penetram nas regiões mais inferiores do plano astral, onde encontram-se espíritos trevosos e de obsessores.

São eles que fazem a "guarda" dos terreiros e casas espíritas e a limpeza espiritual dos ambientes e é a eles que recorremos em casos de necessidade de ajuda mais material.

Infelizmente, os leigos deturparam muito o entendimento sobre essa linda Falange, criando tabus contra os Exús e as Pombagiras, considerando-os demônios, prostitutas, o que hoje em dia já se sabe não passa de pura ignorância. Assim, muitos desejam incorporar espíritos altamente evoluídos, que se apresentem como médicos famosos, cientistas importantes, etc, mas se negam a incorporar um espírito de baixa vibração, mesmo que venha no polo positivo, embora com isso estejam prejudicando a evolução desses espíritos, dessas entidades.

É inadmissível a ideia de que esses espíritos sejam exemplos de mau caráter ou de vulgaridade, tampouco devem ser confundidos com espíritos perturbadores, infelizes, obsessores, quiumbas ou quaisquer outros que vivam mergulhados na negatividade. Ao contrário, são espíritos protetores que abrem nossos caminhos para a evolução e com isso nos ensinam que é com trabalho positivo que alcançam também sua evolução. São entidades que nos auxiliam, desmanchando e afastando trabalhos realizados pelos espíritos negativos (quiumbas). Portanto, entidades que, em geral, não revelam sua antiga identidade por razões espirituais, pela oportunidade de evoluírem mais rapidamente no anonimato.

Dividem-se em Exús e Pombagiras da Encruzilhada; Exús e Pombagiras da Calunga (cemitério); ou Exús e Pombagiras da Natureza.

São entidades alegres, calorosas e que, por estarem mais próximas da crosta terrestre, compreendem as fraquezas e as fragilidades humanas, auxiliando, protegendo, guiando e aconselhando sem julgamentos, no sentido de possíveis realizações a quem a eles recorre.

 

Algumas características dessas Entidades de Luz:

Habitat: Encruzilhadas em forma de cruz para os Exús e em forma de T para as pombagiras da encruzilhada; cemitérios, para Exús e Pombagiras da calunga; ou natureza.

Flores: Rosas de cores diversas para as pombagiras e cravos para os Exús.

Cores: Vermelho e preto para os da encruzilhada; preto e amarelo para os da calunga (cemitério)

Pedras: Exú - Ágata vermelho escuro, carvão mineral, hematita. Pombagiras - Ágata alaranjada ou vermelho claro, heliotrópio ou jaspe de sangue.

Dia da semana: Segunda feira

Saudação: Exús - Laroiê, Exú! Mojubá!

                     Pombagiras - Gira girê, Pombagira!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page