Exú - A Flor de Lótus da Espiritualidade
Oxumaré
Oxumaré é um Orixá muito antigo, de origem Daomena, participou da criação do mundo, enrolando-se ao redor da Terra, reunindo a matéria e dando forma ao mundo. Sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo mundo, desenhou rios e vales.
A cobra lhe pertence. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
Quando integrado à cultura yorubana foi representado como um Orixá que tinha os dois sexos, tendo qualidades femininas e masculinas. A parte feminina da divindade foi nomeada como um Orixá a parte, chamando-se Ewá, tida como irmã gêmea de Oxumaré, que teria os mesmos domínios energéticos e ambiente da natureza.
Na Umbanda é considerada um Orixá feminino devido a sua origem e pela ausência de culto à Ewá.
Sincretizada com Nossa Senhora Desatadora dos Nós ou São Bartolomeu.
A comunicação entre o céu e a Terra é garantida por Oxumaré. Leva a água dos mares para o céu para que a chuva possa formar-se. É o arco-íris, a grande cobra colorida. Assegura a comunicação entre o mundo sobrenatural, os antepassados e os homens e, por isso, é associada ao cordão umbilical.
A dualidade é o seu conceito básico associado a seus mitos, fazendo com que carregue todos os opostos em seu arquétipo: o bem e o mal, o dia e a noite, o macho e a fêmea, o doce e o amargo. É a tese e a antítese.
Nos seis meses em que é representada pelo arco-íris lhe é atribuído o poder de regular as chuvas e as secas, já que, enquanto o arco-íris brilha não pode chover; ao mesmo tempo, a própria existência do arco-íris é a prova de que a água está sendo levada para os céus em forma de vapor, onde após transformações químicas, irá recuperar seu estado líquido e voltará à terra sob a forma de chuva.
Nos seis meses subseqüentes, Oxumaré se aproxima de todos os opostos que representou no semestre anterior. É, então, uma cobra, obrigada a se arrastar agilmente tanto na terra como na água, deixando as alturas para viver sempre junto ao chão, perdendo em transcendência e ganhando em materialismo.
É o Orixá do movimento, da ação, da eterna transformação, do contínuo oscilar entre um caminho e outro que norteia a vida humana. Seu domínio se estende a todos os movimentos regulares, que não podem parar.
Cor: Cores do Arco-Iris (roxo, azul rei, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho).
Flores: Rosas cor de rosa e palmas amarelas.
Dia da semana: Sábado
Data de comemoração: N. Sra. Desatadora dos Nós - 15 de agosto
São Bartolomeu - 24 de agosto
Saudação: Arrobobô Oxumaré!

