top of page

Iansã

Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil, figura das mais populares entre os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é conhecida pelo nome de Oyá.

Iansã guarda sempre boa distância das outras personagens femininas centrais do panteão mitológico africano, se aproximando mais dos territórios consagrados tradicionalmente aos homens, pois está presente tanto nos campos de batalha, onde se resolvem as grandes lutas, como nos caminhos cheios de risco e de aventura, ficando sua imagem sempre distante do lar e dos afazeres domésticos.

Sincretizada com a imagem católica de Santa Bárbara, Iansã costuma ser saudada após os trovões. É a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade.

Iansã é a senhora dos Eguns (espíritos dos mortos) os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim, seu instrumento litúrgico durante as festas, uma chibata feita de rabo de cavalo atado a um cabo de osso, madeira ou metal.

Ela, ao lado de Omulu, é que servirá de guia para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido pelo espírito recém desencarnado.

Deusa da espada do fogo, dona da paixão, da provocação e do ciúme. É o desejo incontido, o sentimento mais forte que a razão. Deusa da paixão. Orixá que faz nossos corações baterem mais forte e que cria em nossas mentes os sentimentos mais profundos.

Cor: Coral

Flores: Rosa coral, palma coral, monsenhor coral e gerânio.

Dia da Semana: Quarta Feira

Data de Comemoração: 04 de dezembro

Saudação: Eparrei Oyá!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page