Exú - A Flor de Lótus da Espiritualidade
Oxóssi
Orixá das matas, rei da floresta e da caça. Seu habitat são as matas fechadas. Seus principais símbolos são o arco e a flecha, chamado Ofá, e um rabo de boi chamado Eruexim. Vive na mata onde moram os espíritos e está relacionado com as árvores e os antepassados.
Muito cultuado no Brasil, mas quase esquecido na África, Oxóssi foi cultuado basicamente no Keto, onde recebeu título de Rei, porém essa nação foi praticamente destruída no século XIX pelas tropas do então rei do Daomé.
No Brasil é muito popular e possui muitos filhos. Sua aceitação no Brasil se dá pela identificação com vários conceitos dos índios brasileiros, especialmente, sobre as matas serem povoadas pelos espíritos dos mortos.
As abelhas lhe pertencem e representam os espíritos dos antepassados femininos. Relaciona-se com os animais, cujos gritos imita com perfeição. É caçador, valente e ágil, generoso, propicia a caça e protege do ataque das feras.
Sincretizado com São Sebastião ou com São Jorge, na Bahia.
Oxóssi está associado ao frio, à noite, à lua. Suas plantas são refrescantes.
É o Orixá que provê o alimento, portanto, no dia a dia, sua proximidade se dá nas horas das refeições. Gera progresso e riqueza ao ser humano e a manutenção do sustento.
Rege a lavoura, a agricultura, permitindo bom plantio e boa colheita para todos.
Cor: Verde, vermelho e branco
Flores: Palmas vermelhas, brancas e girassol
Dia da Semana: Quinta feira
Data de Comemoração: São Sebastião - 20 de janeiro
São Jorge - 23 de abril
Saudação: Okê Arô Oxossi!

