top of page

Exú - A Flor de Lótus da Espiritualidade

Para a Umbanda, Exús são entidades de extrema importância para que os trabalhos espirituais aconteçam. São eles os responsáveis pela organização e segurança dos terreiros, dos médiuns, das porteiras, da corrente e de todos que ali se encontram, atuando conjuntamente, inclusive, nos trabalhos de Caboclos e Pretos Velhos. Por isso há um ditado no meio umbandista que diz que sem Exú não se pode fazer nada.

Mas essa não é a única função destes espíritos de luz que também receberam a missão de aconselhamento, apoio, amparo, socorro a qualquer filho venha em busca de seu auxílio e proteção.

Para fim de compreensão deste texto, entenda-se como Exú todos os espíritos - Exús e Pombagiras - que atuem como incansáveis trabalhadores do Astral cumprindo a difícil missão de acompanhar, proteger, assegurar, socorrer e direcionar a humanidade em seu processo de repetidas encarnações.

Os espíritos que atuam como Exús são fortes, destemidos, dotados de grandeza de caráter e personalidade generosa e caridosa. Trabalham árdua e incansavelmente para que os seres humanos consigam alcançar seus objetivos e cumprir suas missões orquestradas no plano reencarnatório, perante o Astral.

Exú é a Flor de Lótus da Espiritualidade!

A flor de lótus é aquela flor que nasce no pântano, no meio do lodo e que, apesar de cumprir todo seu tempo de vida sobre a água lodosa, jamais se deixa macular, permanece bela, intacta, pura.

Para a espiritualidade a Flor de Lótus representa elevação, pureza, evolução.

Assim é Exú! Exús são espíritos de extrema grandeza e luz, ao contrário do que dizem as lendas espalhadas publicamente pela ignorância humana.

São espíritos de imensa força, bondade, amor e generosidade. São aqueles que enfrentam as lutas, as batalhas, os abismos, os infernos mentais criados pelos seres humanos através de suas ignorâncias.

Pessoas que alimentam sentimentos como vaidade, egoísmo, orgulho, ganância, ódio, rancor, cobiça, vingança, inveja e outros criam verdadeiros mundos abissais de escuridão e sofrimento quando do seu desencarne. Reunidos com outros que alimentam a mesma vibração negativa e padrão mental, esses espíritos permanecem aprisionados nesses abismos infernais até que se arrependam ou modifiquem sua vibração.

Uma vez modificado seu padrão mental, arrependendo-se e desejando ajuda, socorro para sair dessa condição, sendo de seu merecimento e permitido pelo Astral Superior, Exú entra em ação para resgatar aquele filho que finalmente deseja e está em condições de se libertar e se recuperar.

É Exú quem enfrentará qualquer batalha ou guerra, que vai encarar o lodaçal criado pela negatividade. É Exú quem vai desbravar os infernos pessoais de cada filho e lutar junto com ele até o fim, defendendo, protegendo, guiando, guardando até que esteja em segurança, na proteção da Luz. É Exú quem guerreará junto com cada ser humano que a ele pedir socorro para deixar a escuridão. E só retornará quando o filho estiver a salvo, porque para Exú a guerra só termina quando todas as batalhas de filho estiverem vencidas.

E então, depois de ter enfrentado a escuridão, os abismos, os infernos e qualquer lodaçal, Exú retornará imaculado, puro, límpido, como sempre fora e como sempre será. Retornará Luz porque é Luz. Retornará Paz porque é Paz. Retornará Força porque é Força. Retornará Coragem porque é a própria Coragem. Retornará Compreensão porque é Compreensão. Retornará bondade, generosidade e caridade porque Exú é a própria representação do Amor!

Exú jamais se negará a enfrentar os perigos e as batalhas juntamente dos seus filhos porque os toma pela mão e de forma destemida e pleno de perdão e compreensão com as fraquezas e os fracassos humanos os acolhe, ampara e socorre sem julgar-lhes ou cobrar-lhes os erros cometidos.

Exú, a Flor de Lótus da Espiritualidade, tem sua grandeza reconhecida pela sua capacidade de se manter sempre Puro, Imaculado e Iluminado não importando os pântanos ou lodaçais que tenham que enfrentar para alcançar o resgate e a elevação de um espírito que, através do arrependimento, clame por socorro, piedade, perdão e alcance esse merecimento.

Laroyê, Exú!
Gira Girê, Pombagira!
Exú é Mojubá!!!

Mensagem inspirada. Pela mediunidade de: Janaina Mendes - 08/04/2017

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page