Exú - A Flor de Lótus da Espiritualidade
Caboclos
A Umbanda é absorção de energias que atuam na natureza. Nela tem-se a congregação de Entidades que se apresentam em formas diversas para seus trabalhos em prol da caridade, do bem. Dentre os protetores que se agrupam em falanges, uma delas se destaca pela pujança e vigor: a Falange dos Caboclos e Caboclas.
A palavra caboclo, originariamente significa mestiço de branco com índio, porém, na percepção umbandista refere-se aos indígenas que em épocas remotas habitaram diversas partes do planeta, como civilizações aparentemente primitivas, mas na realidade de grande sabedoria. Espíritos que, embora em suas encarnações tenham vivido em outros países, identificam-se espiritualmente na vibração dos Caboclos como, por exemplo, índios americanos, os Astecas, os Incas, indígenas que povoaram as Américas e a Europa.
São entidades que têm como missão principal o ensinamento da espiritualidade e o encorajamento da fé, pois é através da fé que tudo se consegue.
Nas giras dessas maravilhosas entidades se destacam as danças tribais que desenvolvem, a plástica dos passes e cumprimentos e o alto valor que dão à natureza. A gira dos caboclos talvez seja uma das que mais traduz o verdadeiro sentido da nossa Umbanda no que tange à preservação da natureza, promovendo uma espécie de encontro do homem moderno, que destrói a natureza em prol do desenvolvimento e do progresso, com os seus guardiões e protetores.
Os caboclos e caboclas de Umbanda penetram em todas as linhas, atuando em diversas vibrações. Antigamente, tinha-se a concepção de que todo Caboclo seria um Oxóssi, ou seja, viria sob a vibração desse Orixá, mas já se sabe que esta não é uma regra, assim também como já se sabe que não necessariamente a vibração originária de um Caboclo que seja guia chefe da coroa de um médium, obrigatoriamente coincidirá com o Orixá do médium.
Assim, independente dos Orixás de Coroa do médium, os Caboclos atuam com vibração originária em Omulú, Ogum, Xangô, Ossãe e Oxóssi. Assim como as caboclas terão como vibração originária Iansã, Nanã, Oxum, Oxumaré e Iemanjá.
Os caboclos nos transmitem vigor, pujança, energia, respeito, coragem, poder, justiça, cura. São entidades de muita sabedoria, sabem respeitar e trabalhar com a grande mãe natureza. Os remédios de ervas são plantas ou ervas que combinadas ou sozinhas servem pra aliviar ou até mesmo curar doenças.
Algumas características dessas Entidades de Luz:
Habitat: Matas e ambientes da vibração originária
Flores: Girassol, flor de ipê, palmas de diversas cores, conforme a vibração originária
Cores: verde, vermelho e branco
Pedras: Quartzo verde
Dia da semana: Quinta feira ou o dia da vibração originária
Saudação: Okê Caboclo!

