top of page

Ibejadas

(Crianças, Erês ou Ibejis)

São entidades de grande sabedoria que entre as brincadeiras vão soltando as verdades que precisamos ouvir. Realizam um trabalho de enorme seriedade.

Trata-se de uma falange de espíritos de altíssima vibração. Assim como os Orixás, nunca encarnaram. São espíritos puros que participam de um plano altíssimo de evolução. Por essa pureza esses espíritos assumem a forma de crianças que é a representação da fase mais pura do ser humano.

A incorporação de uma Criança de Umbanda traz ao médium uma rara sensação de leveza, espontaneidade, ingenuidade, afetividade e respeito aos mais velhos, que costumam tratar de tio, tiazinha, avô, avó, avozinha ou menininho e menininha, quando se trata de encarnado menor.

Essa falange está em constante trabalho de descarga fluídica, afastando os espíritos malignos. É uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem muito respeito por seus trabalhos. Atrás da vibração infantil estão espíritos com profundos conhecimentos sendo, portanto, uma vibração que devemos manipular com muito respeito e cuidados.

Representam a alegria, o amor, a sinceridade, a inocência, enfim, tudo que é puro. Geralmente, são muito ligados à linha das almas (pretos velhos e pretas velhas), sempre lhes pedindo a bênção e chamando de "avô" e "avó".

Os nomes utilizados normalmente estão ligados à sua vibração, como por exemplo: Mariazinha da Praia, Joãozinho da Mata ou escolhem nomes de acordo com o Orixá da sua vibração de origem, como por exemplo: Faísca (uma criança de Iansã), Pingo de Ouro (uma criança de Oxum), etc.

São apegados aos seus apetrechos, que podem ser: carrinhos, chupetas, bonecas, bonés, bambolês, navios, animaizinhos de estimação, petecas, maria-chiquinhas, travesseiros, entre muitos outros. Cheios de dengos e graça, quando estão em Terra esperam muitos agrados como doces, guloseimas, refrigerantes, cânticos de roda, pula-pula, balas, pirulitos e adoram bolo confeitado pra cantarem "Parabéns pra você" e apagarem as velinhas.

Algumas características dessas Entidades de Luz:

Habitat: Jardins, praças floridas

Flores: Palmas cor de rosa, monsenhor cor de rosa e sempre viva

Cores: Rosa, azul claro, amarelo e branco

Pedras: Quartzo rosa, turmalina rosa (rubelita), rodocrosita

Dia da semana: Domingo

Dia de celebração: 27 de setembro

Saudação: Oni-Ibejada! Salve as Crianças!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page